domingo, 13 de setembro de 2009

Trabalhos de Universitária

Entre tantos textos e trabalhos... Um dos mais interessantes e legais de se fazer: Introdução a antropologia. O professor mandou escolher um grupo pra analisar.. É, um grupo, sei lá, os pivetes que fazem baderna na minha janela toda noite, ou o pessoal que pega onibus pra UnB todo dia de manhã. Pois é, adivinhem então o que eu decidi analisar: Minha Família aos finais de semana!
O que seria mais curioso e peculiar. Vai aí o primeiro texto, a apresentação da minha escolha para análise.

Trabalho de campo

Há cerca de dois anos eu moro na casa dos meus avós paternos, e para alguém que morou a vida inteira na sua casa com os pais e irmãs apenas, eu tenho vivido experiências que não há como enfrentar do modo como enfrentaria uma visita de final de semana. Alguns eventos que de fato só acontecem em casa de avós e que desde que decidi usar minha família como “objeto de observação” passei a analisar de forma um pouco mais neutra, nem como neta visitante, nem como moradora da casa que vive lotada nos fins de semana e feriados. Vou fazer então uma breve descrição do grupo que decidi analisar, observar, estudar, seja lá qual for o termo a ser usado.

Família nordestina, mais precisamente interior de Pernambuco. Os pais (meus avós, no caso) mudaram para Brasília cerca de vinte anos. Vieram quatro dos cinco filhos junto com os pais, apenas a mulher (minha mãe) casou e ficou na cidade natal. Chegando aqui os filhos ainda passaram um tempo sozinhos devido a problemas que os pais tinham que resolver em Pernambuco, mas com alguns poucos anos, voltaram e ficaram com os filhos novamente.

Hoje contam ainda quatro filhos homens, desses, três são casados. Um com três filhos, outro com dois e o ultimo com uma menina. O filho solteiro com um filho também, mas esse não freqüenta a casa devido à guarda pertencer a mãe que não mora na cidade. Eu e minha irmã mais nova nos somamos aos netos próximos (a minha irmã mais velha ficou em recife). No total são quatro filhos, três noras, oito netos, os Pais, e a empregada doméstica. Desse total, são moradores da casa duas netas, um filho, os Pais e a empregada.

Um dos motivos que me fizeram escolher minha própria família para estudo foram as peculiaridades das reuniões de final de semana, feriado, etc. Por que afinal todos tem que estar na casa dos meus avós sagradamente todos os finais de semana. Alguns vêm aos sábados e domingos, outros se vem no sábado, não aparecem no domingo, e em alguns feriados e datas especiais a visita ganha maiores proporções virando churrascos ou almoços especiais.

Algumas coisas, apesar de comuns, realmente despertam minha curiosidade. O revezamento na mesa que nunca cabe todo mundo, a televisão ligada em alto volume apesar de todos em volta dela não prestarem atenção e conversarem muitas vezes mais alto que ela, a correria na hora de servir a sobremesa para cada criança, as conversas em alto tom que muitas vezes se assemelham a discussões apesar de não passar de uma conversa descontraída de família. Dentre outras curiosidades que talvez por serem corriqueiras, nunca havia parado para analisar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário