domingo, 6 de setembro de 2009

Primeiro texto de "Comunicação e Universidade"

Nos "intervalos" da vida.

" Em um desses fins de semana em que a família toda se reúne, eu escutei minha prima reclamando que não aguentava mais estudar. Ela reclamava de aulas extras para o PAS e testes vocacionais. Pois é, mas ela ainda está no primeiro ano do ensino médio.
E aí a gente para pra pensar, o que fica da vida escolar depois de alcançar o tão difícil objetivo de entrar na Universidade? Passei muito tempo puxando pela memória e o que mais me vinha a cabeça era justamente aquilo de que minha prima tanto reclamava: provas, aulas extras, simulados, testes vocacionais.
Mas, afinal, seria então a vida escolar uma eterna corrida para entrar na Universidade Pública? Não conformada com a situação em que se encontravam memórias de tantos anos da minha vida, forcei a mente e milhões de tantas outras coisas boas começaram a surgir.
De fato, os primeiros dias chorando no jardim de infância ficaram bastante apagados na minha memória. Mas ainda restam tantas outras coisas. Os mais marcados com certeza são os anos do ensino fundamental. Anos de atleta pra mim. Sim, atleta! Treinava compromissadamente todos os dias da semana. E com obrigações de manter as notas altas, modéstia à parte. As feiras culturais também são aquelas inesquecíveis. e eu me impressiono hoje com a capacidade que eu tinha de me engajar em tantos projetos de uma só vez. Principalmente os painéis. Ah, os painéis! todas as turmas dos fundamental tinham a minha assinatura em pelo menos um dos seus painéis. Uma das melhores coisas dessa mesma época eram as festas de 15 anos. Uma das poucas vezes que meus pais me deixavam virar noites fora de casa. Afinal, eu tinha o que? 13, 14, anos?
E aí veio o ensino médio. Eu, como a "nerd" da turma, larguei o esporte. As revisões de véspera de prova já não faziam mais efeito. Então eu volto a dificuldade da minha prima. Pressão, prova, vestibular. Mas tanta coisa melhor pode ficar acima disso. Fiz amigos pra vida toda, matei algumas aulas, confesso. E aproveitei cada minuto de cada intervalo, que, diga-se de passagem, são os melhores momentos da escola."


Mirella Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário