quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Multiplicidade.

          Somos muitos em um só. Eu não gosto do fato de ser diferente para pessoas diferentes, mas a realidade é que é muito difícil ser autêntico todo o tempo. Eu calo diante das opiniões retrógradas dos meus avós, sorrio com as piadas sem graça de alguns professores, sou educada com quem acho que não vale à pena. Pelo bom andamento das relações sociais, não ponho o dedo na cara, não chamo de estúpido e nem dou gargalhadas de desgraças alheias. É preciso ser muito corajoso para dizer sempre o que pensa, sem medo de julgamentos ou exclusão social (Espiral do silêncio, Teorias da Comunicação com Professor Martino). Alguns tiram essa coragem da internet. Blogs, vlogs e twitters são cheios de opiniões fervorosas. É como se o avatar da rede social desse-nos superpoderes e nos tornasse inatingíveis. Terminamos por despejar paixões e xingamentos, torcendo para que nosso chefe nunca leia ou que o amor da nossa vida escute. Ainda assim não acredito sermos totais verdades na rede. Assim como na vida não-virtual, prezamos por uma imagem que os outros fazem de nós. Vou à teoria de um amigo: somos personagens diferentes em lugares diferentes. Mãe, aluna, amiga, namorada. Cada um acentua uma qualidade ou esconde um defeito. Difícil é achar alguém com quem se possa ser cada vez menos personagem e cada vez mais realidade. Difícil, difícil.

3 comentários:

  1. Eh. Já pensei muito nessa dança de personagens em diferentes cenários e na minha real personalidade. Minha conclusão é que falo tudo o que o meu interlocutor consegue ouvir. Bater de frente não costuma funcionar. Costuma ser melhor se colocar do lado, jogar algumas idéias e esperar as pessoas concluirem como idéias delas próprias.

    ResponderExcluir
  2. só acho que ser muitas em uma só, nao é necessariamente um mal irremediável. Somos pessoas diferentes pq nos adaptamos ao ambiente que vivemos, e isso nao quer dizer hipocrisia ou falsidade... É a vida como ela é...

    ResponderExcluir
  3. Pois eh. Quem disse que cada pessoa só pode ser uma só?

    ResponderExcluir