sexta-feira, 26 de março de 2010

A procura de uma força maior.

A quem se apegar nessas horas? Passei os últimos anos refletindo a minha vida religiosa, mas sem nunca de fato precisar dela. Era obrigada a ir às sagradas missas de domingo, na maioria das vezes por barganha da minha mãe, outras pela simples voz da autoridade que dizia que eu iria sem questionar. A medida que ganhei direito de voz e argumentação, deixei de frequentar a igreja. Os motivos eram diversos que me fazia não acreditar no Deus da minha avó, ou nos outros de tantas igrejas. Passei a não acreditar nas expressões "Se Deus quiser" ou "Deus queira que eu consiga". Não, eu não esperava que Deus me desse uma mãozinha. O que até hoje conquistei pra mim e sabia que dependia apenas de mim, fiz por onde consegui-las. E se não as conseguia, a culpa era totalmente atribuida apenas a mim, nunca chorei nem reclamei a nenhum Deus pelas minhas não conquistas frustradas. Mas uma parte sobrenatural da minha vida tem me feito questionar novamente essa religiosidade. A parte que não cabe à mim, que não depende somente das minhas atitudes para que tudo corra bem. Tenho tido um início de ano bem conturbado, diga-se de passagem. Sequências de coisas ruins que me fazem pensar em coisas mais ruins, que dão continuidade a outras coisas ruins. Greve por tempo indeterminado na UnB, ser assaltada na minha cidade, morte de alguém relativamente próximo, e a mais recente, acidente de carro com minha mãe. Daqui de Brasília recebo ligações e notícias e me vejo de mãos atadas. Afinal, o que eu, uma simples estudante de Publicidade poderia fazer. Ao menos minha irmã é quase enfermeira e alguma assistência ela tem condições de prestar. Mas e quando você tem apenas um desejo na sua mente que não depende exclusivamente de você, ou pior, não depende em NADA de você? O desejo de que tudo corra bem daqui pra frente e que nada mais de ruim aconteça, pelo menos por agora. A quem recorrer? Forças da natureza? Fadas? Santos protetores? Anjos? Deus?Eu acredito que algo maior olha por mim e por aqueles que me cercam, a fonte de contato com essa força é do que eu estou precisando agora.

Um comentário:

  1. Oi, amiga.
    Muito tarde li seus reclames, mas soube do que ocorreu e disse as palavras que achei que seriam as mais reconfortantes.
    Seu post é pessoalmente seu, e sei que entenderás que assim como ele, minha opiniao ,embora diversa da sua, é de todo coraçao.
    Eu não espero que meus pensamentos a respeito de Deus sejam os seus, mas todo pensamento positivo e pedido de melhora na vida é válido.
    Eu, na minha fé viva, amiga, peço por seus sonhos. Rogo à Maria Santíssima que seja consoladora de seus pensamentos e angústias, que o Espírito Santo dê-te discernimento e fortaleza. Que seja Deus, sim, aquele quem te dá forças...vc nao precisa caminhar sozinha, Mirella.
    Pode.
    Mas não precisa.

    ResponderExcluir